quarta-feira, 25 de julho de 2012

Editorial: Nascimento do Bairrista de Uruguaiana




Em 24/02/1843 o então Ministro da Fazenda da República Rio-Grandense Domingos José  de Almeida instituiu as margens do Rio Uruguai um posto de fiscalização para o combate ao contrabando e porta de acesso às tropas da república. Ergueu-se em seguida uma capela em homenagem a Nossa Senhora de Santana, e o povoado conhecido como Santana do Uruguai  se formou em uma localização privilegiada que proporcionava transações econômicas com Argentina e Uruguai, países que lhe faziam fronteira. Logo, logo...  29/05/1846 a povoação de Santana do Uruguai devido ao seu crescente desenvolvimento foi elevada a categoria de vila e passa a se chamar Uruguaiana.
Inconformados com o status de Vila de Uruguaiana... os nossos fundadores organizaram a CONJURAÇÃO URUGUAIANA ou REVOLTA DO ITAPITOCAI... dando origem a nossa pátria amada.
Pois bem... assim como Uruguaiana nasceu do ventre Republicano Rio-Grandense e venceu...surge hoje em 25/07/2012, concebido a partir do Jornal O Bairrista da República do Rio Grandense (obairrista.com), para destacar os valores da nossa gente, da nossa terra, do nosso mundo e do nosso Universo o Jornal O Bairrista de Uruguaiana.

2 comentários:

  1. Legal o texto, só tem que corrigir a data ali do começo, deve ser 1843, e na quarta linha, onde "homenagem" se repete. Abraço, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Max!!
    Agora tu vai ter que ser nosso revisor ONLINE...rs
    Continua mandando comentários e dicas!
    Um abraço,
    Carlos.

    ResponderExcluir