terça-feira, 31 de julho de 2012

Monumento Barão do Rio Branco: patrimônio da Humanidade e das crianças de Uruguaiana



A praça do Barão do Rio Branco é um ponto de encontro dos Uruguaianenses de todas as idades, em especial os pais com filhos com idade até 6 anos tem que obrigatoriamente levar as crianças para dar uma escorregadela no Monumento do Barão do Rio Branco. 


José Maria da Silva Paranhos Júnior nasceu em 20 de abril de 1845, foi político, jornalista, diplomata e historiador e uma autoridade diplomática durante quatro governos, de 1902 a 1912. No fim do período imperial recebeu o título de  Barão do Rio Branco e continuou a utilizá-lo mesmo com a instalação da República do Brazil em 1889 para homenagear Visconde do Rio Branco, seu pai que era monarquista. Consolidou as fronteiras dos estados do Amapá, Santa Catarina e Paraná, em 1903 através do tratado de Petrópolis garantiu a compra do território do Acre junto a Bolívia e formulou uma política diplomática brasileira. (veja o video)
O Barão nasceu no ano que terminou a Revolução Farroupilha, dizem os especialistas que se ele estivesse como diplomata em 1835 não teriamos a Revolução Farroupilha, não teriamos Alegrete como terceira capital Rio-Grandense, não teriamos o desmembramento e a independência de Uruguaiana em 1843. Em 1845 Uruguaiana foi reintegrada ao Brazil conjuntamente com a República Rio-Grandense.
A dívida de gratidão de Uruguaiana com o Barão do Rio Branco nasce pelo fato de ele ter garantido o processo de segunda independência de Uruguaiana, onde em 1874 adquirimos o status de cidade (o que hoje equivale ao status de País). O Barão do Rio Branco, numa compreensão visionária e devido a brava resistência de Uruguaiana à invasão do Paraguai em 1865, convenceu o imperador Dom Pedro II de que o Brazil devia muito a nação de Uruguaiana na vitória da Guerra do Paraguai (1864-1870). O Barão do Rio Branco numa compreensão visionária e devido a brava resistência de Uruguaiana à invasão do Paraguai em 1865. O confronto final se estabeleceu onde é hoje a Praça do Barão do Rio Branco, antes se chamava Praça da Rendição, foi aonde nosso povo derrotou os paraguaios e foi promovida a rendição. 


A morte do Barão do Rio Branco em 10 de fevereiro de 1912 gerou uma comoção nacional em todo o Brazil, foi durante o Carnaval que teve alteração do seu calendário naquele ano devido ao luto oficial e as intensas homenagens que lhe renderam a cidade do Rio de Janeiro. 
Em Uruguaiana não foi diferente, enquanto um grupo de cidadãos criou uma Comissão Pró Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, a sua atitude diplomática que garantiu a nossa autonomia fez com que no Decreto n. 3 de 16 de fevereiro de 1912 o nosso Governo criasse uma Comissão ró-Monumento Barão do Rio Branco  incumbida de prestar homenagem ao Barão do Rio Branco, seu Art. 1 dissertava:
"Art. 1 Em homenagem prestada à memória do extincto chanceller brasileiro, Barão do Rio Branco, glorioso integrador de território nacional, consagração de paz e concórdia entre os povos americanos [...]"



Em 13 de maio de 1914 foi realizada a sessão solene de inauguração do Monumento do Barão do Rio Branco com a estátua esculpida por Rodolfo Bernardelli e o pedestal feito por Domingo Rocco. Na década de 50 a estátua foi retirada do pedestal original e permaneceu  na sede do Governo até 1954 quando para nossa alegria e principalmente da criançada a estátua foi colocada no novo pedestal construido pela firma Casa Aloys Ltda. de Porto Alegre, sendo o design elaborado pelo arquiteto Roberto Pont. E desde então a criançada vem escorregando no monumento mais simpático do Mundo, sendo o primeiro Patrimônio Mundial da Humanidade de Uruguaiana tombado pela  UNESCO em 1974. Afinal quer coisa mais humana do que provocar o sorriso em uma criança?

Gêmeas Gabi e Sophia, 3 anos em Julho 2012

Concurso "Meus filhos escorregaram no Barão", se você tem uma foto do seu(s) filho(s) escorregando no Barão, envie pro e-mail: obairristadeuruguaian@gmail.com que vamos anexar a este Blog. Coloque o primeiro nome e a idade da criança, e o mês e ano em que foi tirada a foto.
Participe!!

Semana Farroupilha Fora de Época de Uruguaiana



A Semana Farroupilha constitui-se em um grande momento de festa e integração dos países Gaudério...compartilhamos a comida campeira, curtimos os fandangos com milongas, chamamés e xotes... certamente nossa geração desconhece a origem desta semana... e fomos atrás na história de nossos povos.
A Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos durou de 1835 a 1845, sendo em 1844 o Governo imperial de Dom Pedro II negociou uma trégua com a República Rio-Grandense, sendo que a reintegração do Estado ao Brasil demorou quase 1 ano. Este recesso na batalha deixou os nossos soldados meio perdidos.. e muitos se perderam no chinaredo... Com o objetivo de impedir esta mortandade, foi criado o Movimento de Tradição Gaúcha (MTG)  que através dos Centros de Tradição Gauchesca  (CTGs)  organizavam  e realizavam festas onde os soldados após um desfile heróico a cavalo pelo Centro da cidade, podiam dispor de um ambiente familiar para jantar e dançar depois no baile. A última Semana Farroupilha da República Rio Grandense teve inicio no dia em 20 de setembro de 1845.

Desde então na semana de 20 de setembro é realizado em todos os países gaudérios a Semana Farroupilha, este ano Uruguaiana está inovando com a primeira Semana Farroupilha Fora de Época na semana do dia 20 de agosto de 2012. Não percam!! Desfile de cavalos com pessoas em cima! Grandes atrações musicais!! Comida campeira!! 
A semana se encerra no dia 24 de agosto com MEGASHOW do nosso embaixador da paz e da alegria Guri de Uruguaiana. 
Agende-se de 20 a 24 de agosto Semana Farroupilha Fora de Época de Uruguaiana.

ObairristadeUruguaiana + de 1100 pageviews

Comemoramos hoje 6 dias após a criação do Blog obairristadeuruguaiana.blogspot com a marca de 1173 pageviews com participação do Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Rússia, Canadá e Argentina.
Eramos para estar comemorando, mas um dado nos chocou!!!
Infelizmente não tivemos nenhuma visualização de Uruguaiana, é assim sabemos que santo de casa não faz milagre.
Mas vamos lá pessoal de Uruguaiana... vamos reagir!! E acessar o obairristadeuruguaiana.blogspot
E vamos dar uma resposta ao Senhor TWITTER seguindo @bairristaugn .
Uruguaiana vencerá!

O Bairrista de Uruguaina é suspenso no TWITTER



Caros leitores é com profunda indignação que comunico que o Senhor TWITTER arbitrariamente suspendeu na data de hoje a conta "obairristaurugua" do nosso Blog nesta mídia.  Segundo o TWITTER nossa ação de marketing agressivo foi interpretada como atitude de SPAN ou HACK.
Estamos nesse momento reunidos com nossos advogados especializados em Direito Internacional para tentar reverter esta suspensão que consideramos um ato de perseguição política à Uruguaiana. 
Caso o Senhor TWITTER não devolva a nossa conta "obairristaurugua" que já contava com o Guri de Uruguaiana como seguidor ilustre, comunico que vamos utilizar a conta "bairristaugn" que acabei de criar!!hehehe.... É o velho jeitinho Uruguaianense...Se você tem twitter nos segue @bairristaugn vamos vencer o monopólio do TWITTER. Uruguaiana Vencerá!!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Uruguaiana: a origem da música Canto Alegretense

Neste mapa vemos em tonalidade mais escura a dimensão atual de Alegrete e na mais clara demonstrando os municípios que se desmembraram de Alegrete, destes o desmembramento de Uruguaiana foi o mais doloroso.


Alegrete sempre ficou inconformada com o desmembramento do povoado de Santana do Uruguai em 1846.
Segundo a história, visando instalar estrategicamente um centro de fiscalização e transação comercial com Argentina e Uruguai, Domingos de Almeida (foto acima) criou o povoado de Santana do Uruguai em 1843 e não suportando mais os desmandos de Alegrete (capital farroupilha na época), bradou com desdém, a independência de Uruguaiana no dia 29 de maio de 1846 às margens do Rio Uruguai, dizendo:  "Não me pergunte aonde fica o Alegrete. Eu estou e sou de Uruguaiana!!"

Coube aos irmãos Fagundes, Bagre Fagundes (nascido em Uruguaiana, 1939) e Nico Fagundes (Nascido em Alegrete, 1934) por fim a essa animosidade declarada através da canção Canto Alegretense que se tornou um hino de homenagem de Uruguaiana à Alegrete e à República Rio-Grandense.
Nico fez a letra desta música de forma muito inusitada, estava ele vindo de Rosário para Alegrete  ao final da tarde encontrar o seu irmão Bagre que havia vindo de Uruguaiana para Alegrete de manhã, o sol ardia como uma brasa e Nico acelerava o seu possante para ver o sol alegretense entardecer. Infelizmente o possante não aguentou o tranco e foi parando... Naquele momento achou que ia morrer sem nenhum posto de gasolina por perto e como potro já estava virando a cabeça para os pagos pensando no pior... mas Nico estava com sorte e vinha cruzando pela estrada um ginete que lhe deu uma carona na garupa até a estância mais próxima. Em lá chegando ele ouviu um toque de gaita e violão acompanhando um canto de um gauchesco e um brasileiro que lhe fez pensar que a música poderia unir os povos, se uniu o Rio Grande e o Brazil, porque não Alegrete e Uruguaiana? A nostalgia tomou conta de Nico em seus olhos era possível notar o seu encantamento pela música que lembrava a terra que ele ama com devoção....Nico ficou amigo do estancieiro e foi convidado a sentar a mesa com um belo arranjo de Flor de Tuna e tomar um cafezinho. Ele estava se servindo quando teve que estapear um camoatim no mel campeiro para passar no delicioso pão caseiro. Ao final do café, Nico conseguiu a gasolina que tanto precisava e seguiu sua viagem para o Alegrete. E na hora derradeira e merecida chegou são e salvo ao Alegrete na Estância dos Fagundes. 
Depois da poeira sentar, no outro dia pela manhã Nico foi com o seu irmão Bagre tomar um mate sobre uma grande pedra moura nas quebradas do Rio Inhanduy e começou a contar sua odisséia para o irmão, o mesmo disse:
 "Bah essa história é tão poética, isso dá música hein....faz a letra que eu faço a melodia...é fácil segue o  rumo do teu próprio coração e cada verso musicado por mim será o pagamento de Uruguaiana de uma dívida de amor e gratidão por Alegrete, esta terra que eu amei desde Guri."

Dois dias depois Nico entregou a letra para Bagre que puxou o banquinho pegou o violão e fez uma maravilhosa melodia... Os dois irmãos Fagundes foram mostrar a canção ao seu pai que falou Uruguaiana é  o mais amado Canto Alegretense, se referindo mais uma vez ao desmembramento causa da relação de amor e ódio entre esses dois povos. Daí os irmãos Faguntes se inspiraram para o nome de sua mais nova canção... Canto Alegretense.
Veja  o Videoclipe: 

Canto Alegretense - Grupo Inhanduí (Os Fagundes) - 1983





O Canto Alegretense é considerado o segundo hino da República Rio-Grandense e se constituiu na verdade num canto de paz entoado pelos irmãos Fagundes para a união entre Uruguaiana e Alegrete. Atualmente o Canto Alegretense é cantado pelo embaixador da paz de Uruguaiana o Guri de Uruguaiana que realiza shows em Alegrete, na Nova República Rio-Grandense e no Brasil nas mais variadas e modernas melodias para esta canção eternizando-a em nossos corações.
Veja o videoclipe.


Guri de Uruguaiana noTheatro São Pedro (2012)




Canto Alegretense

Não me perguntes onde fica o Alegrete
Segue o rumo do teu próprio coração
Cruzarás pela estrada algum ginete
E ouvirás toque de gaita e violão
Pra quem chega de Rosário ao fim da tarde
Ou quem vem de Uruguaiana de manhã
Tem o sol como uma brasa que ainda arde
Mergulhado no Rio Ibirapuitã
Ouve o canto gauchesco e brasileiro
Desta terra que eu amei desde guri
Flor de tuna, camoatim de mel campeiro
Pedra moura das quebradas do Inhanduy
E na hora derradeira que eu mereça
Ver o sol alegretense entardecer
Como os potros vou virar minha cabeça
Para os pagos no momento de morrer
E nos olhos vou levar o encantamento
Desta terra que eu amei com devoção
Cada verso que eu componho é um pagamento
De uma dívida de amor e gratidão...




domingo, 29 de julho de 2012

Vila Olímpica apertada: exemplo solidariedade entre Brazil e Uruguaiana



A Vila Olímpica, localizada a leste de Londres, é o local em que os atletas se hospedarão durante os Jogos Olímpicos de 2012. Prédios com instalações modernas e extensa área de lazer ocupam um local de 25 hectares.  Devido a Uruguaiana ter enviada uma delegação além das expectativas alguns de nossos atletas tiveram que dividir quarto com Brazileiros. A integração foi total demonstrando a solidariedade competitiva que reina na América do Sul.




Com orgulho os atletas saem junto no dia de folga e estendem as bandeiras próximas demonstrando a união.. claro que a de Uruguaiana está um pouco acima que a do Brazil, porque.... Uruguaiana Vencerá.

Londres 2012: apenas 3 quarentões no futebol de Uruguaiana



 Após sorteio entre os nossos três maiores clubes de Futebol (Esporte Clube Uruguaiana - Uruguaiana, Sá Viana Futebol Clube - Sá Viana, e Esporte Clube Ferro Carril - Ferro Carril) a Confederação de Futebol de Uruguaiana COFU anunciou o E.C. Uruguaiana será nosso representante na Olímpiada de Londres de 2012.
Dirigentes do futebol do nosso País alegam que o regulamento da Olímpiada que permite somente 3 jogadores acima de 23 anos trará prejuizos a nossa seleção. O Técnico Otílio esperava por em campo como time base a equipe acima-40 que garantiu a Liga de Quarentões ao vencer o Cobreloa do Chile por 4 x 1.

Nossas chances se reduziram, mas outras equipes também não poderão contar com jogadores mais experientes, será que conseguiremos surpreender a forte equipe do Brasil?? Uruguaiana vencerá!!

A Tocha de Uruguaiana a Londres

A pedido da senhora majestade Rainha Elizabeth da Inglaterra, nos comprometemos a levar a confeccionar e levar a tocha olímpica para não chegar lá na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 com as mãos abanando. Vejam o esboço do croqui de confecção da tocha que foi produzida no capricho por especialistas pirotécnicos do nosso País. Foram feitos 4 exemplares da tocha e todas elas foram acendidas ao mesmo tempo na Cerimônia de Abertura da Semana Farroupilha de 2011. 


A que fez mais fogo foi enviada para Inglaterra por SEDEX para o David Beckham.


As outras três tochas foram guardadas: (1) para a Olímpiada Fora de Época de Uruguaiana 2012; (2) para a nossa Semana Farroupilha 2012; e a (3) para não jogar fora, vamos usar no nosso Carnaval Fora de Época de 2013, mais uma inovação.






sábado, 28 de julho de 2012

Olímpiadas de Londres 2012: As chances de Uruguaiana no Ciclismo



Serão realizadas, nas Olimpíadas de Londres 2012, 18 provas de ciclismo nas seguintes modalidades: Pista, Mountain Bike, Estrada e BMX.
Nossa equipe de ciclismo de pista  formada por Zé, Sidnei e Hamilto conquistou medalha de Bronze em Beijing 2008 (foto acima) e está pronta para passar por cima dos adversários.


Na modalidade Mountain Bike, temos poucas chances segundo Robinho:
"Treino no Cerro do Jarau, mas a nossa cadeia de morros é muito baixinha...somente 200 metros de altitude. Sinto que não vou ter perna... mas quero fazer bonito!"
Outra categoria em que nossa equipe chega ao Jogos Olimpicos em desvantagem é a categoria Estrada.


Nosso lindo projeto de ciclovia a ser implantado na Avenida Presidente Vargas que era para ter ficado pronto em setembro de 2011, ainda se encontra em obras. O projeto ficou embargado  porque ambientalistas argumentavam que a cerca viva que dividiria as duas pistas da Getúlio Vargas sofreria com a emissão de monóxido de carbono dos veículos.


A obra ainda continua e agora esperamos a sua conclusão em 2013, já que será a maior ciclovia do Mundo.

Na modalidade BMX a expectativa é grande já que Vilso que esteve em Beijing 2008, vinha treinando no exterior (Brazil) de forma intensa. A pista BMX das Olímpiadas de Londres ficou linda (veja abaixo) e segundo a organização após os jogos ela ficará aberta para o público.


Nossa mensagem de estímulo para o Robinho, que de todos é o que está mais cabisbaixo.
"Pedalaaaa Robinho!!!"



Olímpiadas de Londres 2012: As chances de Uruguaiana no Hipismo (1)




Numa série de reportagens especiais, nossos especialistas analisam as chances de Uruguaiana nas diferentes modalidades dos esportes olímpicos.
Nesta primeira reportagem da primeira série de reportagem, escolhemos o hipismo por ser o esporte número 1 dos Uruguaínos. E trataremos sobre a prova de salto.
Nossos cavalos já mostraram para que vieram no desfile de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e deixaram sua marca e muito mais no solo Londrino.
Agora chegou a vez de eles darem o sangue por Uruguaiana no único esporte olímpico que envolve animais, por corolário o cavalo é o único animal nos jogos olímpicos.



Em uma atitude de pura provocação a delegação do Brasil trouxe como porta-bandeira aquele fresco do Rodrigo Pessoa, só porque ele conquistou três medalhas em quatro edições sendo duas de bronze e uma de ouro... mas quando ele ganhou as de bronze, quem ganhou as de ouro, hein??? Foi o nosso grande Cebola!!!

Nossos reportes entrevistaram Cebola que desfilou, mas não de porta-bandeira, e devidamente irritado disse:
"Já começaram com atitude anti-desportiva... depois eles que não venham reclamar. Eu vou dar um FAIRPLAY na fuça do cavalo dele"


O hipismo tem três modalidades olímpicas: saltoadestramento e concurso completo de equitação (CCE).
1. A modalidade de salto consiste em percorrer um trajeto composto por vários obstáculos sem derrubar/encostar em nenhum deles dentro de um certo tempo. Vence aquele que tiver perdido menos pontos. Abaixo infográfico da pista oficial de saltos de Uruguaiana, uma das melhores do Mundo.

Esta é a especialidade de Cebola, vejam ele gineteando na Pastoril 

Cebola diz estar preparado para Rodrigo Pessoa e manda o recado:
"Quero ver tu sair do chão que nem o meu cavalo Triunfo!!"
Sorte Cebola...Uruguaiana Vencerá!




Jogos Olímpicos de Londres 2012: Basquete de Uruguaiana x Dream Time americano




Mal começou o sonho do nosso time de Basquete de disputar mais uma Olímpiada e a nossa seleção já enfrenta o seu maior pesadelo. Quem esteve na última olímpiada como o craque Cebola, lembra bem como foi ter perdido no último segundo de jogo por uma diferença de um ponto para a equipe Norte-Americana. O time dos astros Kobe Bryant, Lebron James (na foto) e companhia querem nos dar a "negra" e nós não vamos arregar e dessa vez os yankees vão se curvar diante de nós. Uruguaiana vencerá.

Uruguaiana e a ética na venda de DVDs piratas



Tenho um amigo meu que costuma comprar DVDs piratas de filmes e shows e embora isso não seje lá muito legal no nosso País, ele observou e me relatou um interessante código de ética dos vendedores:
(1) Qualidade da Imagem: o próprio vendedor te avisa que a imagem do DVD é de cinema... em príncipio isso era para ser bom... mas a imagem de cinema é aquela escura,...que volta e meia aparece uns gritos e risada da platéia... uma cabeça na frente... ou a imagem some como se estivesse se escondendo de alguém...pior que a imagem de cinema é o som de cinema...Então você tem que escolher um DVD que tenha uma imagem boa... então o vendedor diz pega esse filme aqui que a qualidade é de DVD de Locadora.
(2) Garantia: sim tem lá o selinho de garantia...e se não funciona você troca por outro... e ele fiz isso 3 vezes com um DVD dos Backardigans para as filhas.. porque ele queria aquele DVD... bom até que o vendedor encheu o saco e disse para ele pegar outro filme pois havia um defeito de série...Passou-se uns dias e ele voltou a mesma banca... avistou de novo o DVD Backardigangs desejado e perguntou ao vendedor... ah chegou o DVD novo dos Backardigans? ... ele disse não... não pega moço que esse dai é aquele com defeito.
É surpreendente esse cuidado com o freguês... muitas vezes vamos em lojas devidamente legalizadas e somos ludibriados e mal atendidos ... o PROCON que o diga. Enfim pode existir ética na ilegalidade...esses vendedores podem estar fazendo uma coisa errada, mas eles são boa gente.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Uruguaiana na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012




Depois do Uruguai vem..... URUGUAIANA, gritou o gringo narrador oficial do evento.
O aguardado desfile da delegação de Uruguaiana não ocorreu como previsto pelos organizadores Londrinos...Os Uruguaínos fizeram questão de desfilar pilchados e à cavalo seguindo a nossa tradição e causaram reboliço e alvoroço do público que aplaudiu de pé.
Após o nosso desfile triunfal a pista ficou interditada por 40 minutos para que a Organização dos Jogos pudessem retirar os dejetos de nossos cavalos...
Por um tempo...Londres sentiu o  cheirinho inconfundível do desfile de nossa Semana Farroupilha.

Uruguaiana: Explode o Saldo da Balança Comercial!!



O saldo da balança comercial de Uruguaiana (exportações menos importações) atingiu o melhor resultado para um primeiro semestre desde 2002. De janeiro a junho deste ano, a nossa Uruguaiana exportou  7,069 bilhões de PILAS a mais do que importou, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Banco Central (BC). Este é o maior saldo positivo para um primeiro semestre desde 2002, quando a balança ficou positiva em 4,586 bilhões de PILAS.
Resultado negativo, apenas junto ao nosso parceiro comercial mais próximo.... o País de Libres. Como PILA está forte, os Uruguaianos tem passado para o outro lado e comprado gasolina, alfajores, carnes, queijos, vinhos, roupas de inverno, vacinas pra gripe, azitromicina, cefalexina, e outros derivados...mas mais pra ajudar os caras...
O Governo Libreano já pediu para fazer parte do Mercado Comum Gaudério e Uruguaiana como líder do Bloco e a mais humanitária das nações... já se sensibilizou com o pedido e promete apoiar com o seu poder de voto o pleito do País de Libres.

República de Uruguaiana: sai a nova nota da Moeda Comum Gaudéria...o PILA


A Casa da Moeda de Uruguaiana apresentou na data de hoje a nova nota de 5 PILA da Moeda Comum Gaudéria. A nota de 5 PILA trás estampada o nosso ilustre Guri de Uruguaiana, ainda virá a nova nota de 10...
O lançamento da nova nota de 5 PILA, vem em consonância com a valorização do PILA no Mercado Internacional e a cogitação de torná-lo como uma nova referência monetária mundial em substituição ao dólar...
Em breve estaremos falando da PILARIZAÇÃO da Economia Mundial...

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Uruguaiana não quer sediar Copa 2014 com Brasil e República RioGrandense



Apesar da insistência da República Rio-Grandense e do Brasil para que Uruguaiana também seja sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014, dirigentes dos três maiores clubes do país - E.C. Sá Viana, E.C. Ferro Carril e E.C. Uruguaiana são categóricos em afirmar que a imagem de organização e de infraestrutura moderna dos nossos estádios e portanto da nossa nação pode ser prejudicada se Uruguaiana participar deste consórcio. 
Segundo representantes do Governo:  "O Brasil investe só 70 bilhões para construir estádios, não cumpre a parte dele... e agora vem nos pedir arrego. Nossos estádios já estavam prontos desde o ano passado e terão grandes atrações no período da Copa 2014." Ainda ponderam as autoridades que o  futebol ainda não é o esporte número 1 do nosso País.

Carlos Dutra & Maurício SANTANA Pires

Bossa Nova em Uruguaiana: nosso hino na voz de João Gilberto



Uruguaiana sempre esteve na fronteira, na vanguarda e também na Velha Guarda.... em 04/08/1971 foi sancionada a Lei n. 1064/71 que instituiu o nosso saudoso HINO DE URUGUAINA, como no Brasil e na República Rio-Grandense, a grande  a maioria dos cidadãos de Uruguaiana desconhece o próprio hino.
Fomos encontrar a versão digital remasterizada do videoclipe original de lançamento do nosso hino e pasmem é BOSSA NOVA DE RAIZ!! Demonstrando como nossa cultura foi influenciada pelos ritmos brasileiros tanto como os riograndenses. Abaixo a Letra e acima o video, é pra ouvir bem alto e tirar o pé do chão...rs


HINO DE URUGUAIANA
Letra e Música de Silvio Rocha
Uruguaiana Feliz tu nasceste À beira de um rio Sorrindo ao luar Uruguaiana Cidade alegria Ouve a melodia Deste meu cantar É um canto modesto Que é o manifesto Do meu coração Ele quer adorar-te Pois tu fazes parte Do nosso torrão No jardim de meu país És também uma flor O teu povo é feliz Vivendo neste esplendor Cidade Fronteira És toda coberta De um céu cor de anil Tens a honra mais bela De ser sentinela Do nosso Brasil
Lei n° 1.064/71 de 04/08/1971

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Que Feriado é amanhã?...da Nossa Senhora Santana

Como toda grande nação, temos muitos feriados e a correria do dia-a-dia de uma grande metrópole faz com que nos esqueçamos da nossa história e o porque de cada um dos nossos 30 feriados do ano.
Amanhã é dia de orgulho para nossa pátria...dia da NOSSA Padroeira Nossa Senhora de Santana....
Nossa pequena capela erguida em meados de 1843 continua intacta, em ótimo estado de conservação devido ao nosso maravilhoso clima e aos restauradores especializados que atuam nessa majestosa capela.





Assim como no dia de Corpus Christi , nossas artesãs e fiéis já estão produzindo tapetes para cobrir o maior Porto Seco da América Latina.





Que a Nossa Senhora Nossa Santana nos abençoe sempre. Uruguaiana vencerá.



Carlos Dutra & Mauricio SANTANA Pires

Editorial: Nascimento do Bairrista de Uruguaiana




Em 24/02/1843 o então Ministro da Fazenda da República Rio-Grandense Domingos José  de Almeida instituiu as margens do Rio Uruguai um posto de fiscalização para o combate ao contrabando e porta de acesso às tropas da república. Ergueu-se em seguida uma capela em homenagem a Nossa Senhora de Santana, e o povoado conhecido como Santana do Uruguai  se formou em uma localização privilegiada que proporcionava transações econômicas com Argentina e Uruguai, países que lhe faziam fronteira. Logo, logo...  29/05/1846 a povoação de Santana do Uruguai devido ao seu crescente desenvolvimento foi elevada a categoria de vila e passa a se chamar Uruguaiana.
Inconformados com o status de Vila de Uruguaiana... os nossos fundadores organizaram a CONJURAÇÃO URUGUAIANA ou REVOLTA DO ITAPITOCAI... dando origem a nossa pátria amada.
Pois bem... assim como Uruguaiana nasceu do ventre Republicano Rio-Grandense e venceu...surge hoje em 25/07/2012, concebido a partir do Jornal O Bairrista da República do Rio Grandense (obairrista.com), para destacar os valores da nossa gente, da nossa terra, do nosso mundo e do nosso Universo o Jornal O Bairrista de Uruguaiana.